domingo, 18 de maio de 2008

Uma noite no museu


Pode até ser título de comédia americana, mas foi justamente isso que aconteceu! O Ministério da Cultura da França promove, de tempos em tempos, um evento delicioso, La Nuit des Musées. A partir das 18h até às 24h, alguns museus abrem as portas gratuitamente para o público. A dificuldade é escolher entre o Louvre, d'Orsay, Marmotain, entre outros. Eu fiquei com Versailles! A ida até o Château não leva mais do que 30 minutos, mas a visita se estende por 3, 4, 5 horas. De portas abertas, o palácio construído por Luís XIV em 1682 é um delírio concretizado. O luxo não cabe em palavras. A suntuosidade é tanta que pessoas boquiabertas e murmurinhos como ah, oh, uhn... são normais. Mas o diferencial da noite é que nas paredes, tetos, portas e em algumas janelas foram projetadas cenas de filmes feitos em Versailles. Para você entender melhor: quando entramos no castelo, nas escadarias que levam aos salões da corte, cenas do filme "La Revolution Française" de Robert Enrico foram projetadas no teto; ao passar pelo Salão de Marte imagens do filme "Le Roi Danse" de Gérard Corbiau; depois de cruzar a inexplicável Galeria dos Espelhos, cenas do longa "Marie-Antoinette" de Sofia Coppola e por aí vai. Parecia um sonho! Algo inefável. Com paredes cobertas de brocado, imensos lustres de cristal, pinturas e esculturas prestes a soltarem alguma confidência palaciana, Versailles tem ainda outro tesouro, os jardins. Obra da mais fina arquitetura e ousado paisagismo, os jardins foram projetados a partir das janelas, ou seja, criados para serem apreciados. Para cada ala, salão, galeria, uma paisagem diferente no exterior tão luxuosa quanto o interior do castelo. Sair de Versailles às 23h30 foi como participar de um baile de contos-de-fadas. Fica a certeza que, agora, vale uma visita durante o dia, mas guiada pela memória noturna das cenas, imagens e sombras do castelo.

5 comentários:

.ludmila ribeiro. disse...

ô cinderela, taí uma boa idéia pra adaptar "pros castelos" de cá! oui oui! hihihi
beijos saudosos!

Cristiana Brandão disse...

to mais para gata borralheira, cheia de roupa para lavar e casa para arrumar, mas não posso reclamar. a vida tá uma delícia! vamos levar essa idéia adiante?! que tal no MAO? bjs e saudade, cris

Marcelo Belico disse...

Acho que vou começar a postar recadinhos aqui para você [...] o show da Velha Guarda da Portela foi ótimo.

Cristiana Brandão disse...

finura de marcelinho, vc por aqui é presente. sambou e sambou?! vem para para Paris sambar comigo, trem! bjs, cris

Patrícia disse...

Imagino sua cara vendo tudo isso. Acho que consigo te enxergar de olhos arregalados como se pudesse gravar cada detalhe para rever depois em sonhos, a boca entre aberta salivando e a cabeça confusa entre memorizar, entender e decodificar a avalanche de informações visuais e históricas. Esse passeio foi feito pra vc. Não perca os próximos!!!!!