domingo, 5 de agosto de 2007

...a primeira vez que eu ouvi...














A Tábua de Esmeralda e Transa - O primeiro foi lançado em 1974. O cavaleiro Jorge embanhou a espada e se entregou a alquimia. O segundo, Transa, de 1972, é um libelo contra a opressão. Ambos, são marcos. Ambos, são discos da minha infância. Minha mãe tinha os dois em vinil. A vida foi dura e eles se transformaram em comida. A vida foi grata e, anos depois, uma amiga (irmã-gênia-bruxa) colocou-os, novamente, em minha vida. É a toada de onda...




Nina - ah...Nina Simone. Alguém me explica de onde sai aquela voz? Como pode alguém cantar como se tudo fôsse acabar e pronto. É a última vez! Ouvi um vinil em um reveillon em São Paulo há anos. Guardei o nome e a voz como uma jóia. Que cantante! Ela canta perto como se confidenciasse ou dividisse algo muito íntimo. É sempre uma experiência. (Something to live for / Wild is the wind / Take me to the water / Ne me quitte pas)



Elgar - o chão se abriu. Sabe a sensação de que nada e ninguém ao seu redor pode te alcançar, que o espaço e o tempo são duas balelas e que só o som atravessa qualquer imensidão... Pois é! O Palácio das Artes perdeu portas, paredes, teto e chão. Fechei os olhos e fui embora com a música. Às vezes, tenho a impressão de que não voltei... (Elgar - concerto para cello)

Are you experienced - sabe um soco, uma porrada, um tufão te atingindo por todos os lados. Taí! Ouvi, a primeira vez, há anos e anos atrás. (Grata, mais uma vez, Carol!) Aí, em uma noite fria na casa da Tiça e do Gu (irmã e cunhado), eles colocaram o Jimi, só que em um som com válvulas, hidrogênio, sei lá o que, com duas caixas quase do meu tamanho, não sei quantos canais... e eu lá. Uhm.. põe a música, mané! Começou e olha aquela traquitana inteira fez sentido. Eu não sabia o que estava ouvindo. Era a banda para um lado, o Jimi pro outro, a guitarra no fundo, a voz mais melódica do mundo, uma risada... o que foi aquilo!? Fiquei fã do Blueberry. (Are you experienced? / Purple Haze / Foxey Lady)

5 comentários:

Anônimo disse...

Cris , só jóia!!!
Exposição, não...rs
Te amo muito!!!
Da sua amiga, irmã, bruxa e, atualmente, paranóica,
Carol

Luiz Antônio Navarro disse...

legal esse post! acho que voufazer um parecido (copyleft!)

Anônimo disse...

Segundo seu cunhado o som é um estéro profissional. O melhor é pegar carona nessa boca. O próximo vai ser outro Jimi, aquele que tem um amigo Robert.
Vc vai gostar também.

Unknown disse...

Que bom que te mostrei este Elgar! Bjo enorme!

Unknown disse...

oh, marcelo... ficou para a vida toda. muito obrigada!