A Tábua de Esmeralda e Transa - O primeiro foi lançado em 1974. O cavaleiro Jorge embanhou a espada e se entregou a alquimia. O segundo, Transa, de 1972, é um libelo contra a opressão. Ambos, são marcos. Ambos, são discos da minha infância. Minha mãe tinha os dois em vinil. A vida foi dura e eles se transformaram em comida. A vida foi grata e, anos depois, uma amiga (irmã-gênia-bruxa) colocou-os, novamente, em minha vida. É a toada de onda...
Nina - ah...Nina Simone. Alguém me explica de onde sai aquela voz? Como pode alguém cantar como se tudo fôsse acabar e pronto. É a última vez! Ouvi um vinil em um reveillon em São Paulo há anos. Guardei o nome e a voz como uma jóia. Que cantante! Ela canta perto como se confidenciasse ou dividisse algo muito íntimo. É sempre uma experiência. (Something to live for / Wild is the wind / Take me to the water / Ne me quitte pas)
Elgar - o chão se abriu. Sabe a sensação de que nada e ninguém ao seu redor pode te alcançar, que o espaço e o tempo são duas balelas e que só o som atravessa qualquer imensidão... Pois é! O Palácio das Artes perdeu portas, paredes, teto e chão. Fechei os olhos e fui embora com a música. Às vezes, tenho a impressão de que não voltei... (Elgar - concerto para cello)
Are you experienced - sabe um soco, uma porrada, um tufão te atingindo por todos os lados. Taí! Ouvi, a primeira vez, há anos e anos atrás. (Grata, mais uma vez, Carol!) Aí, em uma noite fria na casa da Tiça e do Gu (irmã e cunhado), eles colocaram o Jimi, só que em um som com válvulas, hidrogênio, sei lá o que, com duas caixas quase do meu tamanho, não sei quantos canais... e eu lá. Uhm.. põe a música, mané! Começou e olha aquela traquitana inteira fez sentido. Eu não sabia o que estava ouvindo. Era a banda para um lado, o Jimi pro outro, a guitarra no fundo, a voz mais melódica do mundo, uma risada... o que foi aquilo!? Fiquei fã do Blueberry. (Are you experienced? / Purple Haze / Foxey Lady)
5 comentários:
Cris , só jóia!!!
Exposição, não...rs
Te amo muito!!!
Da sua amiga, irmã, bruxa e, atualmente, paranóica,
Carol
legal esse post! acho que voufazer um parecido (copyleft!)
Segundo seu cunhado o som é um estéro profissional. O melhor é pegar carona nessa boca. O próximo vai ser outro Jimi, aquele que tem um amigo Robert.
Vc vai gostar também.
Que bom que te mostrei este Elgar! Bjo enorme!
oh, marcelo... ficou para a vida toda. muito obrigada!
Postar um comentário