quinta-feira, 12 de julho de 2007

O Tum Tum Tum de Déa Trancoso

"Em volta do fogo todo mundo tem que abrir o jogo". Seja cantando ou falando essa frase, Déa Trancoso conseguiu algo que poucas vezes artistas alcançam (ou até mesmo tentam): transformar palco e platéia em um só espaço. Só, como no começo do show, ou ao lado da trinca "tum tum tum" iluminada, Tabajara Belo - Andre Siqueira - Serginho Silva, Déa levou para a Biblioteca mais que música, poesia ou arte. Ela instarou o momento do sagrado. Ao lado da Guarda de Catopês de Bocaiuva, segurando o microfone como um bandeira benta do Rosário ou dançando, Déa era puro encanto. Platéia, músicos, catopês, todos ao alcance da voz melodiosa e potente de uma cantora que sabe como poucas escolher o repertório que lhe sobe o sangue. Sentada ou de pé, tanto faz, Déa era só emoção. A cobra coral "Tupinambá", o lundu "Passarinho Pintadinho", o coro de "Luandas", a cada música o público queria mais e mais e mais. Muito me impressiona ouvi-la tão pouco em nossas rádios. Ainda mais saber que a bela moça comunicadora de Almenara concorreu ao prêmio Tim 2007 e em quatro categorias. Que artesã da voz! Evã, Evoé, Déa Trancoso. Que seu tum, tum, tum ecoe pelos mares de montanhas e por outras praias dessas Minas e de outras gerais.

7 comentários:

Unknown disse...

Muito bom Cris!
Beijos

Luiz Antônio Navarro disse...

tenho a impressão de que perdi a melhor parte... mas valeu a pena o que vi!

Unknown disse...

Saí de lá com a sensação forte de que preciso participar, novamente, de uma Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Tem 3 que eu recomendo: Serro, Milho Verde e dos Arturos, em Contagem.

Anônimo disse...

show de bola o Blg Dodo!!!

ah, a Festa do Rosário de Oliveira tb é imperdível.

acontece na semana do 7 de setembro.

uma semana inteira de festa.

bjão.

Unknown disse...

Dudu, não conheço Oliveira. E com NOssa senhora do Rosário deve ser mais lindo ainda. Vamos agendar!

Anônimo disse...

que os bons ventos nos ajudem a achar o norte [o sul, o leste, oeste...]. 'boralá, minha gente [todos juntos vamos, pra frente brasil...].

* adorei os comentários do show da déa, cris. foi pena não poder ir --estava fora de beagá. não perco stereoteca esta semana por nada! falando nisso: que mais temos de filé na semana?

** * em tempo: quando é nossa próxima reuniãozinha?

aquele. isra

Unknown disse...

do vale, seja bem vindo. passe sempre por essas plagas. não vou na stereoteca, nem na reunião. to de molho no cipó. férias, meu nego, férias... sabe, aquelas famosas que a gente acha que não existem... pois é! to nelas até o pescoço. bom demais!